Meeting the Staff

Workplace Strategy Trends

Seu escritório como catalisador de cultura, performance e engajamento

Estamos em meio a um processo de mudança social jamais observado. São cada vez mais comuns os métodos de gerenciamento que reconhecem as necessidades holísticas das pessoas e buscam fomentar o melhor resultado e desenvolvimento dos indivíduos e de suas organizações.

Como atender aos talentos das novas gerações? Quais as ferramentas de suporte tecnológico, físico, cognitivo e emocional adequados às demandas particulares destes indivíduos? Se você espera resultados extraordinários, oferece ferramentas equivalentes ao potencial de sua empresa e equipe?

 
 
  • Rodrigo Calazans

A ergonomia e os novos modos de trabalhar.


Segundo o dicionário Aurélio, ergonomia é ”o conjunto dos estudos que têm por objeto a organização do trabalho em função do fim proposto e das condições de adaptação do homem ao seu trabalho”. O autor e consultor em ergonomia Omar Alexandre Ferreira expande essa descrição:


“A Biomecânica, fisiologia do trabalho, cinesiologia (estudo dos movimentos), engenharia de processos, psicologia (cognição), bem como a antropometria, entre outras, são ciências que ajudam no desenvolvimento dos estudos ergonômicos.”


Os projetos vêm utilizando cada vez mais ferramentas de suporte a posturas alternativas. Muito além dos sofás e puffs para uso em lounges e cafés, as mesas com ajuste de altura se tornaram uma tendência consolidada. As principais referências em escritórios inclusivos e associados a desempenho diferenciado utilizam as mesas com altura ajustável como ferramenta de suporte postural e aumento do bem-estar dos colaboradores.


Tese publicada pelo Dr em fisioterapia Dechristian França Barbieri, apresentam dados conclusivos relacionando a aceitação do uso das mesas em posturas alternativas (em pé) por ciclos pré-determinados e melhora na postura de forma geral, reduzindo as queixas de dores musculo / esqueléticas, aumentando da satisfação no uso do espaço e a produtividade.


Faremos um post sobre essa ferramenta na semana que vem, cobrindo melhor os benefícios da alteração de postura para trabalhar, entre sentado e em pé.

foto de kjpargeter em freepik.com

Lesões no pescoço e vértebras superiores, causadas pelo uso prolongado do telefone celular com a cabeça inclinada para frente também deixaram de ser raras. O termo “Tech Neck” vem sendo usado para definir essa condição, que já é considerada por alguns especialistas como uma doença dos novos tempos, aparece cada vez mais em relatórios de ergonomia e sugestão de boas práticas.


Em artigo publicado no site Spine-Health.com, a Dra Kara D Beasley, aborda o tema e cinco dicas para prevenir as lesões causadas pela postura incorreta.

A Dra. Kara D. Beasley é certificada em neurocirurgia e cuida de traumatismos espinhais e cranianos, assim como de distúrbios espinhais complexos. Depois de receber um Master of Arts em Ética Biomédica pela Midwestern University, a Dra. Beasley recebeu seu diploma de medicina osteopática do Arizona College of Osteopathic Medicine.


” Olhar para o seu telefone, tablet ou laptop pode causar dores no pescoço. Quando você mantém essa postura inclinada para a frente por longos períodos, pode desenvolver uma lesão por esforço repetitivo ou uma tensão muscular.”


Esta doença é comumente referida como “Tech-Neck” e pode ser evitada, alterando alguns hábitos. Aqui estão 5 passos simples que você pode tomar para evitar a dor:


1. Levante sua tela

Mantenha o seu monitor, telefone ou tablet perto do nível dos olhos para evitar inclinar a cabeça para a frente ou dobrar o pescoço para baixo. Se seus braços ficarem cansados ​​de segurar a tela, compre um suporte para elevar seu dispositivo ou apoie os cotovelos sobre uma mesa para apoiar os braços confortavelmente. Se você trabalha em um laptop, utilize um suporte articulado ou mesmo utilize um segundo monitor e ajuste a altura.


2. Faça pausas com frequência

Se você tiver que olhar para uma tela por um longo tempo, faça intervalos. Desenvolva o hábito de fazer uma pausa de 2 a 3 minutos a cada meia hora e defina um alarme no seu telefone para lembrá-lo. Use essas pausas para mudar sua postura e se mover, mantendo os músculos soltos e alinhados. Tente este alongamento rápido no intervalo: coloque o queixo para baixo e, em seguida, levante-o lentamente para cima. Então gentilmente vire a cabeça sobre um ombro, depois o outro.


3. Sente-se em uma cadeira com suporte de ergonomia adequado

A ergonomia da sua cadeira pode ajudá-lo a manter a postura correta e evitar o pescoço técnico. Manter a postura ereta, e segurar sua cabeça nesta posição impedirá que você olhe para baixo com o pescoço flexionado para a frente.


4. Fortalecer e alongar seus músculos

Com o passar do tempo, os desequilíbrios musculares podem se desenvolver devido à postura avançada da cabeça no longo prazo. Para evitar esses desequilíbrios, trabalhe de forma a fortalecer e alongar os músculos das costas, pescoço e tórax. Manter esses músculos em boa forma ajuda a suportar o peso de sua cabeça e minimiza a tensão na coluna cervical.

Você também pode realizar exercícios que visam seus músculos abdominais e parte inferior das costas. Embora possa parecer contra-intuitivo trabalhar essa parte do seu corpo para evitar o pescoço técnico, esses grupos musculares desempenham um papel no apoio da parte superior do corpo, incluindo o pescoço.


5. Use a dor como um sinal de aviso

Se você sentir dor no pescoço, entre as omoplatas, dormência ou formigamento nos braços, ou dores de cabeça frequentes, pode haver um problema mais sério acontecendo. Preste atenção a esses sinais de aviso e aja rapidamente para fazer alterações para reduzir ou eliminar qualquer postura avançada que forme seu pescoço.


foto de kjpargeter em freepik.com

Valorizando o que realmente importa:


As pessoas são o ativo mais importante para todas as organizações. Então, por que não há mais escritórios projetados para apoiar suas necessidades e atividades? Com o Living Office, a Herman Miller traz a humanidade de volta ao local de trabalho para ajudar seu pessoal e seu negócio a serem bem-sucedidos. Os escritórios em que muitas pessoas trabalham atualmente foram projetados para apoiar processos e tecnologia de outra época. Vemos o potencial para um novo tipo de escritório, um projetado com base na compreensão mais recente das pessoas, no trabalho que estão fazendo agora e nas ferramentas de que precisam para ter sucesso. Este é um lugar onde as pessoas vão trabalhar não porque precisam, mas porque querem.


Felicidade; Bem-estar; Engajamento; Conexão. No mundo do trabalho de hoje, o sucesso é mais do que monetário - e é cada vez mais visto em termos humanos. Ao ajudar a atender às necessidades fundamentais de indivíduos e organizações, o Living Office não apenas ajuda a gerar maiores lucros, mas também a prosperidade para todos.


Entre em contato para saber como podemos ajudar.


Fontes:

https://www.spine-health.com/blog/5-tips-prevent-tech-neck-pain

https://www.hermanmiller.com/solutions/living-office/people/

https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/8997/TeseDFB.pdf?sequence=1&isAllowed=y

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