Meeting the Staff

Workplace Strategy Trends

Seu escritório como catalisador de cultura, performance e engajamento

Estamos em meio a um processo de mudança social jamais observado. São cada vez mais comuns os métodos de gerenciamento que reconhecem as necessidades holísticas das pessoas e buscam fomentar o melhor resultado e desenvolvimento dos indivíduos e de suas organizações.

Como atender aos talentos das novas gerações? Quais as ferramentas de suporte tecnológico, físico, cognitivo e emocional adequados às demandas particulares destes indivíduos? Se você espera resultados extraordinários, oferece ferramentas equivalentes ao potencial de sua empresa e equipe?

 
 
  • Rodrigo Calazans

Aptidão Cognitiva: Impactos das necessidades fisiológicas sobre a performance -Nutrição e Hidratação

A Pirâmide de necessidades do psicólogo americano Abraham Maslow (1918-1970), é apresentada a estudantes de diversas áreas durante os cursos de graduação. Essa abordagem classifica uma escala de prioridades nas necessidades físicas, emocionais e cognitivas dos seres humanos. O texto dessa semana, é uma tradução do estudo da AWA (Advanced Workplace Associates) e relaciona demandas físicas nutricionais e de hidratação ao atingimento de melhor performance das equipes e corporações.


Publicamos em textos anteriores sobre a criação de uma “Plaza” no escritório e sobre as tendências verificadas pela Ted Moudis em que os serviços de suporte à nutrição adequada, se apresentam como soluções que tangibilizam o atendimento às necessidades dos usuários.


Boa leitura!



Maslow por Por J. Finkelstein (translated to pt-BR by Felipe Sanches)


Por que o café da manhã e a nutrição são importantes?


Quando você era criança, sua mãe provavelmente lhe disse que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Pesquisas sobre desempenho cognitivo confirmam que ela estava certa! O café da manhã tem um alto impacto no desempenho e na capacidade cognitiva do seu cérebro.


Obter os níveis diários recomendados de vitaminas e nutrientes é mais difícil se você pular regularmente o café da manhã. Se você esperar até o almoço, seu cérebro poderá esperar mais de 12 horas para completar a nutrição necessária! Estudos do cérebro humano demonstraram que o comprometimento das funções neurológicas, como habilidades motoras, processamento de informações e memória, estão todos ligados à hipoglicemia (falta de açúcar) e à subnutrição.


Então, por que as pessoas pulam o café da manhã e esquecem sua ingestão nutricional?


Alguns dizem que não têm tempo, outros não têm fome e outros dizem que realmente não sentem vontade de comer logo de manhã. Pode haver muitas razões para tudo isso e há muitos conselhos e ideias na internet, como você pode imaginar. O que é preocupante é que uma fonte encontrada alegou que 25% das pessoas pulam o café da manhã pelo menos uma vez por semana e, dessas, quase um terço das mulheres disseram estar ocupadas demais se preparando.


Esta parece ser uma rota bastante contraproducente. Estudos mostram que pessoas que pulam o café da manhã, tendem a comer mais durante o dia. As opções de café da manhã que proporcionam um começo do dia satisfatório (normalmente incluindo algumas proteínas e alimentos com alto valor nutricional) tendem a ajudar as pessoas a trabalhar melhor até a hora do almoço, mantendo uma sensação de plenitude e atenuando o desconforto da fome.


Também é verdade que, se não dormimos bem, podemos sofrer com náuseas e inchaço pela manhã - dificilmente o tipo de estado que incentiva você a querer comer. Comer tarde da noite também pode reduzir o apetite matinal, portanto, parar de comer algumas horas antes de dormir também é um bom plano.


Como sempre, uma dieta equilibrada é o objetivo - e enquanto os ovos contêm colesterol, a quantidade de gordura saturada que ingerimos tem mais efeito sobre o colesterol no sangue do que o que obtemos dos ovos. Além disso, tente limitar os açúcares adicionados a cerca de 6 gramas (1 colher de chá equivale a 4 gramas).


Por que a hidratação é importante?


Atletas e esportistas sabem há algum tempo que a hidratação é importante para o sucesso. Não é apenas porque faz com que os sistemas físicos do corpo funcionem melhor, mas porque, abaixo de um certo nível de hidratação, o cérebro humano não funciona tão bem quanto deveria. Portanto, ao considerar a gestão do local de trabalho, é imperativo entender que seus funcionários precisam permanecer hidratados para maximizar seu desempenho cognitivo.


Sabemos por pesquisas que o desempenho cognitivo cai drasticamente se os níveis de água no corpo caírem apenas 2% do peso corporal. Não importa quão leve, a desidratação pode causar um desequilíbrio nas funções corporais e os sintomas incluem dores de cabeça, sensação de cansaço e fraqueza, confusão e mudanças de humor.


O que nos leva a desidratar?


Em um dia típico, em circunstâncias normais, a pessoa média perde 2-3 litros de água através da transpiração, urina e respiração. Se o ambiente de trabalho em que você está é climatizado, o ar também pode estar fresco e seco. À medida que o ar condicionado resfria o ar, ele remove a umidade e o ar seco retira a umidade dos pulmões enquanto você respira. Portanto, mesmo se você não estiver com sede ou com calor, ainda estará perdendo líquidos mais rapidamente do que em condições em que a umidade relativa do ar é maior.


A quantidade que cada pessoa precisa, também pode variar de acordo com aspectos como idade, clima, dieta, atividade física e gravidez. Uma das principais coisas a lembrar é que, se você esperar até ficar com sede, já estará desidratado.


O que devemos beber?


A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) recomenda uma ingestão diária de 2,5 litros de água para homens e 2 litros para mulheres (de uma combinação de fontes de líquidos e alimentos), sendo que 70-80% disso são provenientes de bebidas. Alguns especialistas contestam que os "8 copos de água por dia" são um mito e que não há evidências sólidas para apoiar essa afirmação. Outras fontes sugerem que 1,5-2 litros por dia é exigido pela pessoa média (fonte: Bupa).


Muitas pessoas não conseguem beber esse volume apenas de água, então aqui estão algumas ideias para variar suas fontes de hidratação:


Coma uma fruta de baixo índice Glicêmico (Maçã, Pera, Ameixa, Morango, Goiaba)

Adicione uma fatia de limão / laranja à sua água para adicionar sabor e fragrância

Tome um copo de água com seu chá e café (e seu vinho, cerveja etc.!)

Frutas e alguns vegetais contêm muita água (pepino e alface representam 96% de água e tomate 94%), portanto, podem ser ótimas adições às refeições


Em um dia agitado, você pode esquecer de beber bastante líquido; então, por que não colocar um alarme em seu calendário a cada 2 horas e parar para uma "pausa para a hidratação"?


Por fim, lembre-se de sua urina - é um ótimo indicador de desidratação. A cor deve ser amarela clara e, se estiver mais escura, é hora de agir.


Em seu escritório, há um espaço para que sua equipe tome o café da manhã junta? Existem programas que incentivem a nutrição e hidratação adequados?


Entre em contato para saber como podemos ajudar.


Fontes:

https://www.advanced-workplace.com/cognitive-fitness-4-hydration/

https://www.advanced-workplace.com/cognitive-fitness-3-breakfast-and-nutrition/


Imagem de Freepik.com

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