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Seu escritório como catalisador de cultura, performance e engajamento

Estamos em meio a um processo de mudança social jamais observado. São cada vez mais comuns os métodos de gerenciamento que reconhecem as necessidades holísticas das pessoas e buscam fomentar o melhor resultado e desenvolvimento dos indivíduos e de suas organizações.

Como atender aos talentos das novas gerações? Quais as ferramentas de suporte tecnológico, físico, cognitivo e emocional adequados às demandas particulares destes indivíduos? Se você espera resultados extraordinários, oferece ferramentas equivalentes ao potencial de sua empresa e equipe?

 
 
  • Rodrigo Calazans

Benefícios das mesas “Sit-to-Stand” para a saúde e bem-estar no trabalho.

Estudos realizados em ambiente acadêmico por todo o mundo se inclinam sobre o uso de mesas ajustáveis em altura. Além das mesas com tampo ajustável em 8 – 10 cm no padrão call-center, hoje as mesas com raio de ajuste entre trabalhar sentado e em pé, são recorrentes na maioria dos projetos que recebemos.


Os pesquisadores de todo o mundo têm assumido premissas como:


“O tempo prolongado sentado foi identificado como um fator de risco para a saúde. Estações de trabalho com ajuste "sit-to-stand" permitem que os trabalhadores alternem sua postura durante todo o dia de trabalho...”*1


Ou


“A pesquisa epidemiológica estabeleceu a condição de um novo fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Mesas de ajuste "sit-to-stand" foram propostas como uma estratégia para reduzir o tempo de sedentarismo ocupacional.”*2


O site inglês posturegroup.co.uk publicou uma matéria com 7 dicas para maximizar os benefícios no uso das mesas “sit-to-stand”.


Boa leitura!


Muitos adultos no Reino Unido agora passam mais de 7 horas por dia sentados e isso normalmente aumenta para 10 horas ou mais à medida que envelhecemos. Isso não é surpreendente quando você considera nossas rotinas diárias, como estar sentado em nossas mesas e estar sentado no carro. A principal questão com isso é que nossos corpos não são projetados para ficarem sentados em uma posição estática durante todo o dia.


Passar longos períodos sentado tem um grande impacto em nossa saúde e bem-estar. Isso pode incluir tensão nos nossos pescoços, hérnia de disco, degeneração muscular e ossos enfraquecidos, esses são apenas alguns dos problemas envolvidos em torno da questão de ficar sentado por muito tempo.


Ao implementar uma mesa para trabalhar de pé em sua estação de trabalho, ajudará a combater esses sintomas. Ter a capacidade de alternar entre posturas em pé e sentado pode ajudar a reduzir o estresse físico que seu corpo tem que suportar. Isso mantém você ativo no trabalho e melhora sua produtividade ao longo do dia. As mesas ajustáveis “sit-to-stand” são recomendadas pela London Spine Clinic, pois foram projetadas de forma a tornar o trabalho confortável, independentemente de você ficar de pé ou sentado. Dá-lhe a capacidade de variar a sua postura e combater os riscos de saúde associados a sentar-se demais.


O uso de mesas ajustáveis “sit-to-stand” foi comprovado cientificamente para melhorar sua produtividade, concentração e aumentar sua criatividade. A razão para isso é que, enquanto você está em pé, alguns dos maiores músculos do corpo estão funcionando, então isso aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro, melhora a maneira como nos sentimos e melhora a maneira como trabalhamos. Descobriu-se também que as mesas de sentar têm a capacidade de aumentar a produtividade de até 10-20%.


Além de se tornarem mais produtivas, as mesas levarão a uma saúde muito maior do que aquelas em que passa sentado por um longo período. Descobriu-se que os trabalhadores de escritório gastam 65% a 75% de suas horas de trabalho sentadas, a maioria delas ocorre em períodos prolongados de sessões prolongadas. Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine, mostrou que numa comparação entre aqueles que passam menos tempo sentados e os que passam mais tempo sentados, o segundo grupo é duas vezes mais propensos a desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e têm um risco aumentado entre 13% e 17% na incidência de câncer e mortalidade, respectivamente.


Mesas de “sit-to-stand” não têm apenas benefícios a longo prazo, como eles também são extremamente benéficos a curto prazo para o corpo. Permanente ajuda a evitar um acúmulo prejudicial de açúcares e gorduras no sangue, como resultado, os trabalhadores que estão mais têm melhores níveis de energia e concentração.


Aqui está um passo básico para o guia passo a passo sobre como tirar o máximo proveito de sua mesa ajustável:


1- Para decidir a altura da mesa de pé, relaxe o ombro e crie um ângulo de 90 graus com o cotovelo.


2- Traga a altura da mesa para logo abaixo do antebraço.


3- Suas coxas devem correr paralelas ao chão, com os pés firmemente colocados no chão, com a largura dos ombros afastada.


4- Os pulsos devem estar alinhados com seus antebraços.


5- Mantenha a cabeça ereta com as orelhas alinhadas com os ombros. Os olhos devem estar alinhados com o terço superior da tela.


6- Você também descobrirá que sua postura estará no seu melhor quando sua caixa torácica estiver acima de seus quadris, pois isso significa que você não está inclinado para frente ou para trás.


7- Finalmente, os joelhos devem estar retos, mas não trancados; se os joelhos estiverem travados, é provável que você esteja curvando muito para trás, o que causa tensão na parte inferior das costas e na pélvis.


Além de evitar muito trabalho sentado, manter uma postura em pé estática também deve ser evitado. É por isso que é aconselhável trocar regularmente o peso entre as pernas, para reduzir a fadiga nos músculos das pernas e mudar com alguma frequência de postura .


As pessoas que são novas no trabalho em pé podem sentir algumas sensações musculoesqueléticas e fadiga, já que o corpo ainda precisa se adaptar à sua nova maneira de trabalhar. Se essas dores não diminuírem depois de mudar de postura ou de caminhar, sugerimos que o trabalhador tenha um descanso. Se ainda houver problemas depois disso, deve-se buscar orientação médica.


Em seu escritório há a possibilidade de escolha entre trabalhar em pé ou sentado?


Entre em contato para saber como podemos ajudar.


Fontes:

http://www.posturegroup.co.uk/blog/benefits-of-sit-stand-desks-on-your-posture-and-work-health-and-wellbeing

*1 Josephine Y Chau Desk-based workers’ perspectives on using sit-stand workstations: a qualitative analysis of the Stand @Work study, disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-14-752

*2 Anne Carolyn Grunsite - “Thinking on your feet”: A qualitative evaluation of sit-stand desks in an Australian workplace, disponível em: https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/1471-2458-13-365

https://www.hermanmiller.com/pt_br/products/workspaces/sit-to-stand/ratio/product-images/ratio-back-to-back-cluster-of-four/c017c9e0-ab9f-4d39-a680-bd11e74aabaf/

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